Elixandra cardoso, costura pensamento

"Tecendo silêncios e sentidos entre fios e pensamentos"

Textos


A REPETIÇÃO DAS ESTRUTURAS DO PENSAR: Filosofia, Religião e Poder

 

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão crítica sobre a persistência das estruturas de pensamento ocidental, evidenciando a forma como as tradições filosóficas, religiosas e institucionais reproduzem padrões históricos de poder e conhecimento. A partir de autores como Michel Foucault e Baruch de Espinosa, investiga-se o caráter repetitivo do saber e a ilusão de originalidade presente nas práticas intelectuais contemporâneas. Argumenta-se que, apesar das mudanças de discurso, o pensamento humano permanece preso às mesmas bases conceituais e interesses de dominação.

 

Palavras-chave

Filosofia Ocidental; Estruturalismo; Espinosa; Foucault; Repetição; Poder.

 

Introdução

A filosofia ocidental consolidou-se como o eixo central do pensamento racional, impondo-se como modelo universal de reflexão e verdade. Desde a Grécia Antiga, o termo philo-sophia / amor pela sabedoria / passou a representar a forma legítima de questionar a realidade. Contudo, essa universalidade é apenas aparente. Ao longo da história, o pensamento ocidental se configurou como um sistema fechado, autorreferente e excludente, definindo o que poderia ou não ser considerado “filosofia”.

 

Este ensaio busca discutir a permanência estrutural desse modelo, analisando como a repetição de ideias, discursos e práticas se manifesta nas religiões, nas instituições e até mesmo nas vertentes filosóficas que se dizem críticas. A reflexão se apoia, sobretudo, nas análises de Michel Foucault sobre poder e saber, e nos três gêneros de conhecimento propostos por Espinosa, para mostrar que o homem moderno, apesar da aparência de liberdade, ainda vive preso aos mesmos mecanismos de repetição conceitual.

 

A Consolidação da Filosofia Ocidental

A origem grega da filosofia é, ao mesmo tempo, o nascimento e o limite do pensar racional. Ao estabelecer a escrita, a argumentação e o método lógico como critérios de validade, os gregos excluíram outras formas de sabedoria: o pensamento egípcio, babilônico, indiano, chinês e africano, por exemplo, não foram reconhecidos como filosofia por não se enquadrarem no modelo discursivo helênico.

 

Desse modo, o que chamamos de “pensamento filosófico” é, na verdade, a imposição histórica de um tipo específico de racionalidade: aquela que associa verdade à linguagem e razão ao controle do mundo. Essa tradição perpetuou-se nas instituições europeias e cristãs, formando o eixo da cultura ocidental / e com ela, o hábito de repetir estruturas de poder e conhecimento travestidas de progresso.

 

Poder e Repetição nas Instituições

A escola, a religião e o Estado são os três pilares que sustentam a repetição estrutural do pensamento ocidental. Cada um deles reproduz, de modo particular, a lógica herdada da filosofia grega: a hierarquia do saber, a autoridade discursiva e a crença em uma verdade única.

 

As religiões monoteístas transformaram as doutrinas morais em sistemas de controle social. O saber científico, ao se afirmar como sucessor da fé, herdou o mesmo desejo de domínio. E as instituições educacionais, ao invés de promoverem o pensamento autônomo, formam indivíduos moldados por programas e currículos que repetem paradigmas antigos.

 

A esse respeito, Michel Foucault (1979) afirma que “o saber não é feito para compreender, mas para tomar o poder”. Em sua crítica estruturalista e pós-estruturalista, ele demonstra que toda forma de discurso é, simultaneamente, uma forma de dominação. Assim, mesmo quando as ideias mudam de roupagem, o que se transforma não é a estrutura, mas apenas o agente que a controla.

 

As Filosofias Silenciadas

Enquanto o pensamento ocidental se autoproclamava universal, outras filosofias eram marginalizadas ou apagadas. As tradições africanas, orientais e indígenas desenvolviam formas próprias de reflexão sobre a existência, a ética e a natureza, mas foram classificadas como mitos, crenças ou folclores.

 

Essas filosofias não se baseavam na lógica formal, mas na integração entre corpo, espírito e comunidade. A ausência de escrita, para o Ocidente, significou ausência de pensamento. Esse equívoco histórico consolidou uma hierarquia epistêmica: a do Norte sobre o Sul, do homem sobre a mulher, da razão sobre o sentir.

 

Assim, o que hoje se reconhece como “pensamento crítico” ainda opera dentro do mesmo eixo eurocêntrico que define o que é ou não racional.

 

Espinosa e os Três Gêneros do Conhecimento

Baruch de Espinosa (1632–1677) propôs uma ruptura com a tradição teológica e dualista da filosofia europeia, buscando compreender a realidade a partir da imanência. Em sua Ética, descreve três gêneros de conhecimento:

 

1. O conhecimento por imaginação (opinio) — baseado na experiência sensível e nas representações incompletas;

 

 

2. O conhecimento racional (ratio) — que busca as causas e relações entre os seres;

 

 

3. O conhecimento intuitivo (scientia intuitiva) — que apreende a unidade entre o pensamento e a natureza, entre o homem e Deus.

 

Apesar de seu esforço em superar a repetição dogmática, a própria recepção de Espinosa demonstra o quanto permanecemos presos aos dois primeiros gêneros. O homem moderno ainda pensa por imaginação e razão, mas raramente alcança a intuição / a visão integral da realidade. Assim, mesmo quando acreditamos inovar, apenas repetimos sob novas roupagens as mesmas estruturas conceituais herdadas.

 

Conclusão

A ilusão da originalidade é uma das maiores repetições da história. Mudam-se as teorias, as religiões, os sistemas e as modas intelectuais, mas o pensamento humano continua orbitando os mesmos centros de poder e significado.

 

Seguindo Foucault (1987), pode-se afirmar que não houve uma verdadeira evolução filosófica, mas apenas deslocamentos de interesse. A razão ocidental não foi superada; apenas trocou de mestres. Mesmo as correntes que se dizem revolucionárias mantêm, sob outra forma, o mesmo desejo de controle do discurso.

 

Espinosa nos recorda que o verdadeiro conhecimento não é o que repete, mas o que integra. No entanto, poucos alcançam essa consciência, pois o hábito de repetir é mais confortável que o ato de criar.

 

Dessa forma, o homem moderno permanece como um eco: fala em nome próprio, mas repete as vozes de milênios.

A filosofia, que nasceu como amor à sabedoria, talvez precise reaprender o silêncio / o único espaço onde o pensamento pode, enfim, deixar de ser repetição.

 

Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

ESPINOSA, Baruch de. Ética Demonstrada Segundo a Ordem Geométrica. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

DUSSEL, Enrique. 1492: O Encobrimento do Outro. Petrópolis: Vozes, 1993.

Apoio da ferramenta OpenAI, revisor textos

 

Observação bibliográfica 

A escolha dos autores busca tensionar o domínio do pensamento ocidental e abrir espaço para outras racionalidades. Dussel representa a crítica ao eurocentrismo e à exclusão das vozes do Sul Global. Chaui, leitora de Espinosa, sustenta a análise dos três gêneros de conhecimento e da relação entre poder e moral. Foucault expõe a repetição estrutural das instituições, enquanto Espinosa é o eixo da imanência, o ponto em que o humano e a natureza se revelam como uma única substância.

 

Além deles, é importante reconhecer as sabedorias que antecedem e transcendem o cânone europeu: o pensamento africano de Ptahhotep e de Cheikh Anta Diop, as tradições orientais como o taoísmo de Lao-Tsé e o budismo de Nagarjuna, e a filosofia ameríndia, onde o saber se faz relação e não domínio. Essas vozes não entram aqui como ornamento, mas como lembrança de que pensar é plural / e que o silêncio imposto também é parte da história da razão. ( é demais pensamentos antecessores )

 

Reflexão pessoal da autora

A intenção deste texto não é negar as repetições que nos formam, mas reconhecê-las. Talvez sejamos, inevitavelmente, herdeiros de tudo o que veio antes / crenças, discursos, gestos, costumes. A cada escolha, apenas trocamos o nome do hábito. O humano não nasce puro, nasce envolto em ecos.

 

Mas se é impossível não repetir, é possível tomar consciência do que repetimos. A diferença está aí: entre o automatismo e o discernimento. Entre seguir por inércia e seguir por decisão.

 

Não proponho o abandono das tradições, das filosofias ou das religiões, mas o olhar lúcido sobre elas. Somos feitos de heranças, mas também de brechas / e nelas mora a liberdade de pensar. O essencial é saber por que e para que se repete.

 

Se o percurso que escolhemos for justo, que seja por consciência, não por costume. E se for apenas mais uma repetição entre tantas, que ao menos seja uma repetição desperta.

(E um detalhe pessoal que cativo cuidadosamente, com muita calma são os três gêneros do conhecimento de Espinosa.)

 

 

Somos a própria Natureza pensando-se, mas nos perdemos nas formas transitórias que ela assume.

 

 

Somos expressão da própria substância / a Natureza eterna que se pensa em nós /, mas seguimos enredados nas aparências transitórias que acreditamos ser nossa essência.

 

É isso...

 

 

Elixandra (costura pensamento filosófico)
Enviado por Elixandra (costura pensamento filosófico) em 11/10/2025
Alterado em 11/10/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras