

Amar o que não existe/ fantasia, projeção e o eco do desejo🦉🧙♀️🧜♀️🪡
PARÁFRASE ABERTURA:
Saudade meio fantasma
Sinto saudade de mim em um lugar que nunca existiu.
Sinto saudade daquilo que nunca tive.
Eu sinto falta de um encontro que nunca saiu de mim.
Introdução Geral
Há amores que não atravessam o corpo, não ocupam espaço, não deixam rastros no mundo — e ainda assim insistem. Não têm endereço, mas têm presença. Não têm história, mas deixam saudade. Esse tipo de experiência revela menos sobre o outro e mais sobre a arquitetura íntima de quem sente. O que se ama, nesses casos, não é uma pessoa, mas uma construção psíquica: uma imagem moldada pela falta, pelo desejo e pela necessidade de sentido. Para Sigmund Freud, esse fenômeno encontra fundamento na dinâmica da projeção. O sujeito desloca para fora conteúdos internos que não consegue reconhecer plenamente como seus. O outro torna-se suporte para desejos, ideais e carências inconscientes. Assim, ama-se no outro aquilo que, na verdade, pertence ao próprio sujeito. O investimento afetivo não recai sobre o objeto em si, mas sobre o significado psíquico que ele carrega. Já Carl Jung amplia essa leitura ao introduzir os arquétipos da anima e do animus. Segundo ele, cada indivíduo carrega imagens internas do feminino e do masculino ideais, formadas tanto por experiências pessoais quanto por conteúdos coletivos do inconsciente. Quando alguém se apaixona intensamente por uma figura que parece “perfeita”, pode estar, na verdade, encontrando uma projeção dessa imagem interna. O encantamento surge do reconhecimento simbólico — não da realidade concreta do outro. Mas é com Jacques Lacan que essa experiência ganha sua formulação mais radical. Para Lacan, o desejo humano é estruturado pela falta. Nunca desejamos o objeto em si, mas aquilo que supomos que ele contém: o que ele chamou de objeto a, causa do desejo. Esse objeto, porém, não é real — é uma construção que sustenta a própria dinâmica do desejar. A fantasia, nesse contexto, não é um mero devaneio, mas o enquadramento que organiza a relação do sujeito com o mundo. Ela funciona como um roteiro invisível que orienta o olhar, define expectativas e atribui papéis ao outro. O sujeito não encontra alguém e depois constrói uma história; ele já possui uma história interna e tenta encaixar alguém nela. Quando essa fantasia encontra um suporte externo, ainda que parcial, surge a sensação de encontro. Mas a realidade, inevitavelmente, falha. O outro escapa, não corresponde integralmente à imagem projetada. E é nesse ponto que se instala a frustração. A dor não decorre da perda do outro, mas da ruptura da fantasia. A saudade que permanece é, portanto, paradoxal: sente-se falta de algo que nunca existiu no plano concreto, mas que foi intensamente vivido no plano psíquico. Trata-se de uma nostalgia de si mesmo — de um estado interno no qual o desejo parecia ter encontrado direção e coerência. Sob essa perspectiva, o amor idealizado revela-se como um movimento de retorno. O sujeito busca fora aquilo que já habita dentro de si: sua capacidade de sentir, de projetar, de significar. O outro torna-se espelho, mas um espelho imperfeito, incapaz de sustentar a imagem projetada. No limite, a pergunta se impõe: ama-se o outro ou ama-se a si mesmo através do outro? Talvez a resposta não seja excludente, mas estrutural. Amar, nesse registro, é sempre atravessado por um grau de ficção. O problema não está em fantasiar, mas em esquecer que se está fantasiando. O amor que não existe, então, não é vazio. Ele é revelador. Revela a falta que organiza o desejo, a imagem que habita o inconsciente, e a tentativa incessante do sujeito de se encontrar fora de si.
Referências bibliográficas
A Interpretação dos Sonhos – Sigmund Freud Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade – Sigmund Freud Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo – Carl Jung O Eu e o Inconsciente – Carl Jung O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise – Jacques Lacan Escritos – Jacques Lacan
Aforismos da idealização em fragmentos
Eu me apaixonei por uma sensação e dei a ela um nome que não existe.
Eu chamo de saudade aquilo que foi só imaginação insistindo em parecer real.
Eu inventei alguém pra caber no que me faltava.
Eu não perdi ninguém — eu perdi a história que eu contei pra mim.
Eu sinto falta de quem eu era enquanto acreditava.
Eu desejei uma presença que nunca precisou existir fora de mim.
Eu confundi intensidade com realidade e agora abraço o vazio que sobrou.
Eu projetei um amor e depois culpei o mundo por não corresponder.
Eu sinto saudade de um reflexo que nunca teve corpo.
Eu fui casa de um amor que não tinha endereço.
Eu procurei no outro o que já me habitava em silêncio.
Eu dei forma ao que era falta… e chamei de alguém.
Eu vivi um romance inteiro dentro de mim — e ninguém foi convidado.
Eu sinto falta de um quase que nunca tentou ser inteiro
Eu senti você hoje… mas era só você em mim.
Você veio — do jeito que eu invento — e foi embora quando virou real.
Eu te encontro perfeito dentro da minha cabeça… mas quando chego perto, você não é você.
Eu te sinto inteiro no silêncio… mas na presença, você se desfaz.
Eu amo quem você é em mim… porque fora, você nunca coube.
Você aparece quando eu fecho os olhos… e desaparece quando eu tento te tocar.
Eu te desejo no pensamento… porque no real, você não existe do jeito que eu preciso.
Eu senti você hoje… mas era só a minha falta vestida de você.
Você vive em mim com perfeição… lá fora, você é só humano.
Eu te chamo de você… mas no fundo, é só eu falando comigo.
Eu te encontrei hoje… no único lugar onde você nunca falha: dentro de mim.
Eu te quis de perto… e foi aí que percebi que eu amava a distância
É ISSO.........
Elixandra (costura pensamento filosófico)
Enviado por Elixandra (costura pensamento filosófico) em 04/04/2026
Alterado em 04/04/2026 Copyright © 2026. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |