

Entre o Caos e a Consciência / Um ensaio sobre existência, mente e criação de si
“A vida é extraordinária e não ordinária.”
A frase pode soar apenas como efeito poético à primeira vista, mas carrega uma provocação filosófica profunda: viver não deveria significar apenas repetir ciclos automáticos de sobrevivência. Nascer, trabalhar, consumir, obedecer a padrões sociais e morrer. Há algo inquietante no modo como a modernidade transformou o ser humano em um mecanismo produtivo, treinado para cumprir horários, metas e expectativas enquanto chama isso de “vida normal”. Foi durante minha jornada pela filosofia que algumas perguntas começaram a surgir como brasas debaixo da pele: quem somos além do corpo? O que é existir? Há algum sentido último ou apenas criamos sentidos para suportar a experiência do vazio? O que existe além da morte? Entretanto, entre todas essas inquietações, minha busca principal sempre esteve voltada para a mente e para a consciência. A consciência observando a si mesma. O pensamento tentando compreender o próprio pensamento. Um movimento metacognitivo onde o ser humano tenta investigar aquilo que o atravessa internamente. Existe algo de paradoxal nisso: somos criaturas tentando compreender o instrumento com o qual compreendemos. Como se uma chama tentasse iluminar sua própria origem. Nesse sentido, minhas investigações caminham principalmente pela filosofia da mente, pela filosofia da linguagem e pela estética. Afinal, a realidade não chega até nós de maneira pura e objetiva. Ela atravessa filtros simbólicos, emocionais, linguísticos e perceptivos. Não enxergamos apenas o mundo, mas também as estruturas mentais que interpretam o mundo. A linguagem molda aquilo que pensamos; os símbolos moldam aquilo que sentimos; e os afetos moldam aquilo que percebemos como verdade. Essa discussão aparece fortemente na filosofia contemporânea. Ludwig Wittgenstein argumentava que os limites da linguagem também são, em certo sentido, os limites do nosso mundo. Já Maurice Merleau-Ponty compreendia a percepção como algo inseparável da experiência corporal e subjetiva. A consciência não seria um observador neutro da realidade, mas parte viva dela. Ao entrar na filosofia da mente, outra questão inevitável emerge: a mente é apenas um produto do cérebro ou a consciência existe de maneira independente da matéria? Essa pergunta permanece aberta tanto para a filosofia quanto para a neurociência. O materialismo sustenta que pensamentos, emoções e consciência emergem da atividade cerebral. Já o dualismo, defendido por René Descartes, propõe que mente e corpo possuem naturezas distintas. Existem ainda correntes idealistas que compreendem a consciência como elemento mais fundamental do que a própria matéria. Mesmo com avanços científicos extraordinários, a humanidade ainda não conseguiu responder plenamente como impulsos elétricos e matéria orgânica geram experiência subjetiva. O chamado “problema difícil da consciência”, formulado por David Chalmers, continua sendo um dos maiores enigmas contemporâneos. Nesse percurso, Friedrich Nietzsche surge como uma presença decisiva. Nietzsche compreendia que a vida se torna ordinária quando o indivíduo abandona a criação de si mesmo para aceitar valores herdados e modelos prontos de existência. O “homem comum”, em sua crítica, não é simplesmente alguém simples ou pobre, mas alguém que vive anestesiado pela necessidade de aprovação, pela moral do rebanho e pelo medo de confrontar o caos da própria liberdade. Para Nietzsche, viver de maneira extraordinária não significava alcançar fama ou superioridade social, mas transformar a própria existência em criação. Fazer da dor uma potência. Da queda um aprendizado. Da solidão um espaço de consciência. Em Assim Falou Zaratustra, aparece a famosa ideia de que é preciso carregar caos dentro de si para gerar uma estrela dançante. Trata-se de uma defesa radical da intensidade da vida contra a estagnação espiritual. A modernidade, porém, frequentemente oferece o contrário: felicidade higienizada, produtividade vazia e identidades fabricadas. O sujeito contemporâneo vive cercado por estímulos, mas distante de si mesmo. Troca autenticidade por pertencimento. Troca profundidade por validação social. Em muitos casos, desaprende até mesmo a perguntar. Talvez seja justamente aí que a filosofia revele sua importância. Não como um sistema de respostas prontas ou um depósito de verdades absolutas, mas como investigação permanente. Filosofar não significa encerrar dúvidas, e sim aprofundá-las conscientemente. Socrates já compreendia isso ao afirmar que a sabedoria começa no reconhecimento da própria ignorância. A filosofia, portanto, não elimina o mistério da existência. Ela nos ensina a habitá-lo com mais lucidez. No fim, talvez viver de forma extraordinária seja exatamente isso: recusar a anestesia do automático. Fazer da própria vida uma travessia consciente, imperfeita e criativa. Não existir apenas como repetição social, mas como experiência viva de transformação. Porque talvez a tragédia não seja morrer. Talvez a tragédia seja passar pela existência sem jamais ter ardido de verdade.
Bibliografia
Assim Falou Zaratustra Além do Bem e do Mal Meditações Metafísicas Investigações Filosóficas Fenomenologia da Percepção A Mente Consciente
Bibliografia complementar
Filosofia da mente
Consciência Explicada O Erro de Descartes Ser e Tempo A Estrutura das Revoluções Científicas Matéria e Memória O Conceito de Mente
Estética e arte
O Nascimento da Tragédia A Origem da Obra de Arte Crítica da Faculdade do Juízo A Sociedade do Espetáculo A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica O Belo Autônomo O Mundo como Vontade e Representação
Existência, linguagem e sentido
O Mito de Sísifo Ser e Nada Totalidade e Infinito A Paixão Segundo G.H.
É isso...
Elixandra cardoso Elixandra (costura pensamento filosófico)
Enviado por Elixandra (costura pensamento filosófico) em 09/05/2026
Alterado em 09/05/2026 Copyright © 2026. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |